sábado, 11 de outubro de 2014

Um raio de lembrança do passado

Hoje, sentado à frente do computador, consigo viajar por muitos lugares. e um destes é o da foto. Quantas vezes passei por aqui, a caminho da cidade e vice versa.
Vista pelo Google

Aqui era o campo de aviação
Hoje só posso me imaginar, como o velho trôpego que sou, a caminhar por essa estrada - outrora de terra batida - com um picuá de duas bolsas pendurado às costas a carregar alguma coisa para vender na cidade ou trazendo algo que comprei para a casa no sítio.
Aqui no local desta foto, obtida através do Google Earth era o campo de aviação da cidade. Ficava ao lado da estrada que liga Piraju a Manduri. Tinha uma pista de 1200m e havia uma linha regular da VASP que aí fazia escala três vezes por semana. Eram aviões para 28 passageiros do modelo Scândia, que hoje talvez só exista em algum museu.
Muitas vezes calhava de eu estar voltando da escola, no lombo do meu velho tordilho, e ele aterrissava para desembarcar ou embarcar passageiros. Ele fazia o trajeto São Paulo/Piraju/Ourinhos/Maringá, ida e volta. Às vezes eu deixava meu cavalo amarrado ali perto do hangar e ia até a pista para ver aquele gigante de perto.
Não é por nada, mas bate uma saudade daquele tempo! Nesse aeroporto, na década de 50 foi que eu vi pela primeira vez uma pessoa saltando de pára-quedas. Era a Ada Rogatto, se não estou enganado, a primeira, senão das primeiras paraquedistas brasileiras.
Nesse dia eu vi também, e quase chorei de dor, um homem desavisado a quem pediram para tirar um calso da roda de um avião, levar uma pancada da hélice do mesmo no ombro que voou pedaços da mesma para todos os lados.
No início o hangar era na cabeceira, de frente para a pista - quem projetou deveria ser brasileiro - de modos que se o vento estivesse ao contrário, o avião teria de decolar de encontro ao mesmo. Já nesse dia da Ada Rogato se apinchar o dito hangar estava na lateral do campo, mais lógico, né?
Depois que ela se apinchou saiu todo mundo correndo pra campiar a moça que caiu lá por dentro de umas invernadas que havia perto dali - não avisaram os bois que ela era uma paraquedista.

Pandemia e pandemônio

Já faz um tempino que não coloco nada no meu blog. Preciso dar uma arualizada nele. Mas agora eu fico até "aperriado" devido a ...