segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Descuido resulta em que?

Caramba! Está difícil a vida do velho.
Tive de dar um trato nos dentes, dois apenas que eu tinha e que davam suporte a uma ponte que usava há muitos anos já. Fui ao dentista e, como eu já vinha suspeitando, os ditos cujos já não tinham mais condições de recuperação. Um estava cambaleante. O outro estava com um desgaste muito grande na parte em que apoiava o metal da ponte, de forma que não dava mais para obturar.
Sentença: ambos passíveis do boticão. Extraídos os mesmos, quem diz agora que eu consigo comer com a prótese inferior colocada? Ao mastigar, a língua empurra a mesma para fora de sua posição e machuca a gengiva. É uma verdadeira briga. Se a comida for bem macia, tudo bem. Ainda dá para ir devagarzinho e consigo mastigar. Mas, se tem algo meio resistente, que precise mastigar com mais força, aí o bicho pega.
Ainda tenho de voltar ao dentista (à dentista, no meu caso) para fazer mais alguns ajustes e depois colocar a prótese definitiva. Estou vendo que vai ser uma grande luta, mas, se Deus permitir, eu terei de vencer.
Para quem, por falta de cuidados, perdeu a dentição tão cedo como eu, esse é um preço bem caro que se tem de pagar. Criado lá na roça, sem ter a orientação necessária, quando fui dar fé de que algo deveria ser feito já era tarde. Estava com a arcada dentária toda comprometida. Tive de me submeter a cirurgia para depois colocar uma prótese completa na parte superior e uma parcial na parte inferior.
Todavia, com o correr do tempo o próprio atrito do apoio da prótese inferior com os dentes que me restavam foram abalando estes também e enfim tive de extrair todos eles.
Agora: "Guenta!".

Pandemia e pandemônio

Já faz um tempino que não coloco nada no meu blog. Preciso dar uma arualizada nele. Mas agora eu fico até "aperriado" devido a ...