domingo, 1 de agosto de 2010

Como a gente é assaltado!!!

Eu somente queria entender como é que se chrega ao valor chamado base de cálculo sobre o qual são cobrados os impostos na conta de energia elétrica.
Eu tenho um valor de consumo sobre o qual eu calculo ICMS, PIS e COFINS, porém, na conta vem um valor chamado base de cálculo qua é bem mais alto, isto é, equivale ao valor básico do consumo mais o valor dos impostos e taxas calculado sobre ele e aí se calcula mais uma vez os imposto e taxas sobre esse valor e esse segundo cálculo é o que vai na conta.
É uma cadeia de impostos caculados um sobre o outro, o que eu acho não estar certo. Porque isso? Já que se faz o dito cálculo por dentro, seja esse o valor cobrado e não somá-lo ao resultado para daí deduzir o valor dos impostos e taxas. A quem interessa isso? Porque cálculos escusos dessa maneira?

Nenhum comentário:

Pandemia e pandemônio

Já faz um tempino que não coloco nada no meu blog. Preciso dar uma arualizada nele. Mas agora eu fico até "aperriado" devido a ...